Xadrez!

Não só no mês de junho ou em pessoas idosas, o xadrez está sempre presente. Seja nos vestidos, nas bermudas, camisas, calçados e até nos acessórios, é muito bem-vindo e visto, geralmente, como sinal de um estilo mais alternativo.

O xadrez já foi, sim, considerado adereço exclusivo de Festa Junina (e, por alguns chatos, ainda é), sendo classificada como “estranha” a pessoa que surgisse usando uma roupa xadrez fora de época. Hoje, porém, é peça essencial. Combina com quase tudo e pode ser usada em quase todas as ocasiões, sendo dependente de seu bom-gosto e feeling para composição. Apesar, é claro, de esta peça talvez ser a que menos exija preocupação com combinações e regras rígidas de estética.

Hoje, além dos armários de quem mantém um estilo alternativo, o xadrez invadiu também os guarda-roupas femininos, com peças em cores leves e alegres, camisas com pregas e babados, vestidos e acessórios delicados, como tiaras, laços, óculos, lenços, bolsas, cintos e presilhas.

Roupas xadrez tornaram-se, na verdade, peças unissex, o que facilita ainda mais a composição e multiplica as opções.

Dependendo do que você escolher para completar a produção, o xadrez pode compor um look mais sério, mais despojado, romântico, ousado ou sofisticado, rocker ou country. Neutro nunca ficará! Afinal, o xadrez é lindo, além de prático e versátil.

Meninas podem até, em um ato perspicaz, surrupiar aquela bela camisa xadrez do namorado e sair por aí com ela, com um shorts curto e uma regata por baixo.

O xadrez com tênis dá um ar jovem e despreocupado. Ainda mais se o tênis for um belo All Star que, convenhamos, parece ter sido feito para combinar com jeans e xadrez 😛

A camisa xadrez mais larga dá um ar mais casual, largado. Quando a ocasião exigir um pouco de elegância, aposte em uma camisa xadrez um pouco mais justa ao corpo.

Homens e xadrez também ficam ótimos juntos. Eles podem vestir com terno ou blazer, fechada ou aberta, com a manga dobrada ou não.

Apesar de ser fácil e prático, existem algumas dicas para a hora de usar xadrez:

Se você for usar uma peça “grande”, como uma camisa ou uma bermuda (ou calça), use apenas uma peça xadrez. Geralmente uma dessas peças é a protagonista do look, portanto é arriscado e não indicado usar outro tipo de estampa ou outra peça que chame a atenção em igual medida. Se usar roupas neutras ou de outras cores e quiser usar acessórios xadrez, estes podem ser vários, pois não chamam tanto a atenção. Mas, de qualquer forma, cuidado! 🙂

O xadrez engorda um pouco. Portanto, se você é gordinho (a), use o xadrez em detalhes da roupa, em acessórios ou no calçado. Outra opção é usar uma peça com estampa de média a pequena. Esta dica vale também para quem é baixinho (a).

Uma ideia para afinar a silhueta é usar uma peça xadrez cuja linha mais forte seja vertical.

Se quer usar acessórios xadrez, deixe de lado a camisa, a calça, a bermuda ou a saia. Acessórios como calçado, bolsa, cinto ou meia-calça xadrez pedem que as demais peças sejam neutras.

Para um estilo mais folk, meninas, invistam na camisa xadrez, no shorts e na bota de camurça. Se quiser sair à noite com um ar mais elegante, use a camisa com calça jeans justa e salto alto.

O xadrez nos dá inúmeras opções e temos uma garantia: ele nunca será deixado de lado. E não se preocupe com estações, essa estampa vem com ou sem sol!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s