Cores!

Hoje iniciamos uma série de posts sobre as cores, sua importância, seus usos, suas combinações e limitações e, para começar bem tanto a semana quanto a seção colorida do blog, um texto carinhosamente escrito por Luiz Henrique, um amante confesso das cores, em colaboração com o blog da Calce Mania 😀

Cores sim. Colorido? Cuidado!

Do dia para a noite, o mundo se coloriu e as cores passaram a ser a linha divisora da sociedade: há quem declaradamente as ame e há quem declaradamente as odeie. O fato é que usar as cores certas, na hora certa, na combinação certa não é pecado. Pelo contrário: é infinitamente sagrado. Faz o mundo mais alegre e, é claro, muito mais bonito.

Alguém, certa vez, disse: “se preto e branco fosse bonito, o céu não seria azul”. Eu digo: se a noite não fosse negra, como amaríamos o amanhecer?

Na verdade, o mundo seria muito chato se não houvesse as variações, as nuances, as matizes e os contrastes. O dia complementa a noite. O negro do espaço destaca o azul da atmosfera de horas depois. É tudo uma questão de combinação certa na hora certa. E isso a natureza sabe fazer bem. Muito bem. Minha dica para não errar é sempre seguir as regras da natureza. Observar as cores e os contrastes nos pássaros, nas flores, nas orquídeas, no céu e nas feições do próprios seres humanos é sempre um aprendizado sobre cores e estilos.

E não tenha medo de chamar atenção. Afinal, quem gosta de acessórios coloridos quer ser visto, não é? Só que você escolhe se será um exemplo de bom gosto ou um arco-íris fora de ordem!

Vou dar um exemplo: quando comprei as armações vermelhas para meus óculos, tratei de abandonar um pouco os tênis coloridos e optar por calçados pretos. Para usar um tênis um pouco mais “cheguei”, eu reservava uma armação escura, fosca, discreta. Não é apenas uma questão de não querer ficar cafona ou exagerado, mas sim de dar ao objeto com cores a oportunidade de não ser ofuscado por outro ainda mais chamativo.

Mas dá pra usar, sim, mais de um acessório fora do padrão preto/branco ou dos dourados e prateados brilhosos, mas aí tem que complementar as cores. Se é um tênis azul, opte por um cachecol amarelo. Se é uma camiseta verde, porque não um relógio vermelho? Uma rápida busca na net fornece as cores e suas complementares. Errar, assim, é quase impossível.

E escute isso: exagerar é ruim.

Apesar da “modinha” entre alguns adolescentes, o uso exagerado de cores (assim com a falta absoluta delas) acaba gerando um efeito contrário. Ao invés de valorizar o contraste, cria um pandemônio mental, deixando o cérebro ocupado tentando processar todas aquelas informações, sem poder relaxar e aproveitar o prazer entorpecente das ondas eletromagnéticas de um tom de amarelo, alaranjado ou verde.

As cores fazem parte do mundo e do imaginário humano há tanto tempo e sempre perduram. Mesmo criando formas diferentes de combiná-las (ou não) ao longo dos anos, nós sabemos o valor de um ipê amarelo, de uma arara vermelha, ou mesmo de um céu azul.

Cor é vida. É alegria. É bem-estar. Mas só se for bem usada. Em exagero, aí eu digo, é cafona.

Luiz Henrique Dias é dramaturgo, estudante de Arquitetura e Urbanismo e comunista (convicto). Ele gosta de cores e as usa, em razoável excesso, todos os dias. Ele mora em uma casa com tapetes multicores, paredes verdes, roxas, alaranjadas e azuis e garante que há, em tudo aquilo, muito conceito. Talvez seja a hora de fazermos a ele uma visitinha para comprovar e aprovar (ou reprovar). Acesse http://www.blogdoluiz.com.br ou siga ele no twitter: @luizhdias

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s